.

30 de mai de 2011

Manicure e Pedicure nos Anos 80 e 90



COMO FAZÍAMOS MANICURE E PEDICURE NOS ANOS 80 E INÍCIO DOS ANOS 90
Por Ana Paula Castilho


Não sei dizer como nossas mãos e pés sobreviveram, nem como nunca peguei uma micose ou problema de pele, só me lembro de tê-los ressecaos, de ter que acordar de noite pra repassar o creme de tão insuportável que era o ressecamento (pra mim simplesmente NÃO EXISTEM pés e mãos ressecados) e se eu acordo de madrugada e sinto que estão meio ressecados, levanto e passo creme (não é mentira!!!! Pode ser a hora que for), eu não consigo aguentar essa sensação.... bom, esse texto só vai entender na íntegra quem tem 30 anos ou mais, ou pelo menos uns 28/29, pras mais jovens vale a diversão e também pra agradecer por toda a tecnologia e produtos de beleza que temos hoje. 
Na verdade no início dos anos 80 eram nossas mães que sofriam, bom, sofriam nada, pois não existia tanta coisa boa por aí, então aquilo que a gente não conhece geralmente não faz falta.... muito menos esmaltes variados como temos hoje.... sabe como as manicures (inclusive eu) faziam as unhas?


1º) Colocavam uma bacia daquelas de alumínio (não tinha protetor de plástico, ou se existia era coisa muito distante, rsrsrs) com água quente ou morna e um pouco de SABÃO EM PÓ (!!!!) geralmente OMO, isso tanto pras mãos quanto pros pés;
2º) ANTES de umedecer os pés, LIXAVAM a seco (que horror, isso só piorava a situação e hoje temos até aparelhos pra suavizar a pele, porque não devemos lixar muito, senão o efeito é contrário, engrossa mais ainda), aquilo parecia mais um barulho de ralador (rxxxxxrxxxxxrxxrrrrrrrrrxxxxxx) até cansar (a manicure e a cliente);

3º) Depois de um bom tempo com os pés mergulhados na água as unhas eram cortadas e lixadas (aí tudo normal, só que hoje em dia as melhores manicures dão a lixa e o palito pra cliente levar pra evitar contaminação, eles vem junto com as botinhas e luvinhas com creme que compramos nas perfumarias), os pés saiam beeeeeeem enrugados, e como ainda estavam amolecidos tirava-se a cutícula e antigamente tirava-se MESMO, bem fundo, isso era sinônimo de unha bem feita (e propensa e pegar micoses e crescer torta e fraca), às vezes ou muitas vezes, saiam uns bifões que doíam a semana toda.;


4º) Bom, aí era sorte se a manicure passasse um cremezinho, geralmente era aquele creme que tinha escrito bem grande: TARTARUGA (que eu me lembre, eu era criança, mas acho que era porque tinha óleo de tartaruga) do pote branco e a tampa vermelha, parecia que era o único que existia, mas melhor esse do que nada.... e ele até que era bom.

5º) Por fim o esmalte, e só tínhamos basicamente quatro opções: Branquinho tipo RENDA, vermelhão vivo (que todo mundo achava horrível até a Babalu da novela Quatro Por Quatro começar a usar já nos anos 90, antes era de mau gosto pras mulheres mais jovens, só as mais velhas usavam e ainda passavam um tipo de cintilante por cima), vermelho escuro (Tipo o REBU, quase preto) e a grande novidade: ZAZÁ da Colorama (um lilás beeem cremoso), hoje tem versões do Zazá mais leves mais fluidas e mais brilhantes, mas o original, o primeiro era grosso e quando a manicure estava terminando ele já estava mais grosso do que quando o vidrinho fora aberto, rsrsrsrs.... Eu me lembro de um esmalte amarelo, que nem vale a pena comentar, nem sei o nome ou a marca, mas parecia tinta de parede. Sinceramente não me lembro de nunhum Top Coat ou Extra Brilho, era a base por baixo e a base por cima....



O máximo da decoração era a Francesinha que inúmeras noivas usaram em seus casamentos, se existia alguma coisa diferente era realmente muito cara e distante, porque nos anos 90 até curso eu fiz e não tinha nada do que temos hoje, claro que nenhuma mulher deixava de fazer suas unhas semanalmente, pelo menos eu fazia as minhas e das minhas amigas e também ninguém morreu por causa disso, mas será que seria fácil deixar todos os produtos que temos hoje, tanto pra tratamento quanto pra decoração e voltarmos a fazer nossos pés e mãos com OMO? Rsrsrsrsrs.... Eu não tenho mais coragem nem pra fazer o teste....



Comentários
30 Comentários

30 Querida/o Comentou:

Fabí Madruga disse...

Paula, o pior é que era bem assim mesmo!!!
Lembro que meus primeiros esmaltes coloridos (azul, verde, etc) foram comprados lá fora (especialmente nos EUA) até meus 15 anos! Depois é que foram pintando por aqui (1996) algumas cores do gênero, da Colorama! Um espetáculo!
Hoje em dia, damos muita sorte de termos muito mais esmaltes disponíveis do que os que conseguimos usar, brincando em um ano! UFA! rs
Beijocas e parabéns pelo post super interessante! Já seguindo seu blog. O nosso sempre tem dicas de beleza e moda, incluindo esmaltes. É o www.experimentaamiga.blogspot.com

Fabí

Fernanda Bianchi disse...

Nossa eu lembrei deste esmalte da Colorama kkkkkkk
adoreiiii
bjkas feh

Tania Freitas disse...

Menina eu lembro um pouco dessa época pois minha mãe fazia as unhas dos pés exatamente dessa maneira... Lembrei desse vidrinho da colorama veioooo p/ caramba rsrs..

Bjos linda

http://dedosdemocas.blogspot.com

Aline disse...

Amigaa posso falar adoreiii !! voltei a minha infancia vendo minha mae e minha vo fazndo isso !!
Gente olha esse vidrinho tinha esquecido como era kkkkkk !! Omo nao podia faltar kkk
Ameiii o Post muito divertido (=

beijokasss


http://alineolivee.blogspot.com/

Carol disse...

Amiga, vc esqueceu do óleo secante. As manicures na época deixavam nossas mãos todas meladas, dizendo q era para nao grudar algodão e não dar bolinha! ¬¬
Viva a evolução esmaltistica! rs

Daiane Barbosa disse...

Nossa, lembrei da minha infância e adolescência, quando comecei a fazer as unhas e usava água com sabão em pó para amolecer as cutículas. Hoje continuo fazendo as unhas em casa, mas uso cremes específicos para as cutículas.
Você esqueceu de mencionar que nessa época os esmaltes demoravam horrores pra secar, era no mínimo uma hora pra poder fazer qualquer coisa.
Adorei o post.
Bjuxx

Aline Rivieri disse...

Nossa amei o post, tenho só 22 anos, mas lembro da minha mãe fazendo isso, que sorte a nossa termos tanta tecnologia nos dias de hoje e com certeza nossas filhas e netas terão opções ainda melhores para cuidarem de si mesmas!!

Beijão!

Fabiana Oliveira disse...

amei seu texto: é realmente faz parte da historia das mulheres, assim como aquelas lingerie antiga, grande e desconfortavél.rsrsrsr que bom que existe a tecnologia. o interessante é pensar que quando eu tiver uma filha e ela tiver a minha idade vai achar o que temos hoje tão antigo como eu achei essa informação. ah ainda bem que o omo tambem entrou na historia da tecnologia.rsrsrsr
espero sua visitinha. http://momentosdemulher.blogspot.com

Carla Zurc disse...

Adorei o post, minha mãe foi manicure nos anos 90 e eu me lembro bem dessa embalagem da colorama.
bjs

sanrcmor disse...

kkkkkkkkkkk!!!!! adoooorei esse post... eu sempre lembro desse tempo, q n tinhamos opções de esmaltes, eram sempre os mesmos. Qta mudança, nossaaaa!!! só q a minha manicure usava shampoo para amolecer a cuticula, tanto do pé qto da mão... esterelizar??? ela passava acetona no alicate e tudo certo, e quem se preocupava com contaminações, creminho nas mãos, levou muito tempo pra minha começar a fazer isso. Que bom q hoje tudo mudou e pra melhor...bjos amiga

Cris Menegussi disse...

FAbi!! A Paula é minha irmã, colaboradora do blog na coluna de esmaltes e afins!
Logo ela aparece para falar com vcs tb!
tb adorei o post...kkk muito bom mesmo!

Paula disse...

Que bom que gostaram.... realmente faltou falar do óleo secante, parecia que era mais meloso do que os de hoje, e bem lembrado também a demora pra secar.... quantas vezes as clientes voltavam (às vezes 2 até 3) no mesmo dia pra manicure arrumar a pontinha que tinha estragado, rsrsrs.... e de graça.... a gente era responsável pelo trabalho por umas 24 horas....

Cris Menegussi disse...

Fernanda!! que bomq gostou do post flor! eu to amando a Popo de colaboradora de esmlates aqui !!Toda segunda terá post dela tá?
bjao

Cris Menegussi disse...

Tânia! eu lembro muito da minha mãe passando o Zazá na mão e o Rebu no pé! e claaro q lembro da Popo com seu kit de unhas que a gente amava!

Cris Menegussi disse...

Aline!! Oi amiga!! Eu tb me lembrei muito da infância..e ri horrores!! kkkk obrigada pela presença e pelo carinho de sempre!

Cris Menegussi disse...

Carol é verdade!!! kkkkkkkkkkk
Sabia q iam surgir mais lembranças de vcs! uehuh obrigada pela visita !

Cris Menegussi disse...

Daiane!
è verdade memso levava horas p secar a gente fazia em horarios pensados p nao atrapalhar! kkkk
to amando as lembranças de vcs tb!
Mas amei o post da Popo! rsrssrsr

Cris Menegussi disse...

oi Aline!Realmente nossa filhas terão mais sucesso nos cuidados com as mãos e pés!
Obg pela visita flor!

Cris Menegussi disse...

FAbiana!
elas vão achar nossos métodos antigos tb,,, a Popo arrasou no texto mesmo! rsrssr

Cris Menegussi disse...

Carla! a Paula (Popo- minha irmã) que escreveu o texto tb fazia unhas nessa época e nós amávamos!
Hoje em dia ela continua fazendo muito bem, cada coisa linda!! *.*
Mas agora com td cuidado correto CLAROO
KKKKKKK

Cris Menegussi disse...

sanrcmor !
uauhauhuhhua foi engraçado memso lembrar!
Ao menos tua manicure era mais cuidadosa entao com shampoozinho básico no lugar do Omo! O.O
kkkk
bjs linda!

Érica disse...

Muito bom este post, e eu acabei me lembrando da minha mãe, que na época trabalhava e ela mesmo fazia minhas unhas, e das amigas, e era desta forma mesmo, com o omo, a lixa, a bacia com a a água morna, e usei muito zazá. kkkkkkkk muito bom mesmo, mas hoje em dia não sei como seria sem o que temos.
Beijos.*-*

Diva disse...

Nossa! muito legal.
Parabéns, encontrei um vidrinhos desses nas coisas de minha mãe, só que era dourado se não me engano. aushuashuash
http://www.maniasdadiva.blogspot.com/

Diva disse...

Parabéns, dei boas rizadas lendo e relembrando.
http://www.maniasdadiva.blogspot.com/

Cris Menegussi disse...

Érica!!
Que bom q gostou tb!! lembra muito nossa infância né?

Cris Menegussi disse...

Diva!
hehehehe eh muito bom dar boas risadas com nossos passados negros! kkkkkk

MakeShowUp disse...

lembrei de minha mãe fazendo unha aaaaaaaanos atrás uahsuashuahsuh
otimo post

Feminina e Vaidosa disse...

Tem quem faça a unha ainda dessse jeito, moro no interior e sei bem...hahahahaa


Beijocas
Josi
http://femininaevaidosa.blogspot.com (seguindo)
@unhappy_j

Cris Menegussi disse...

MakeupShop! eu tb lembrei muito de quando era criança! rssrsr XD

Cris Menegussi disse...

Feminina e Vaidosa!!
Noss aflor jura q ainda tem isso ?? manda prende a loca!!kkkk
vc mora interior de SP? Eu tb moro no interior..=D
Mas aqui eh cidade grande já...=D
bezu

Postar um comentário

Quero te ouvir!
Responderei aqui mesmo nessa caixa de comentários, portanto voltem para ver as respostas, tá?

 

©2011 - 2012 Cris Menegussi | Beauty