.

22 de fev de 2012

Como cuidar dos cabelos depois do carnaval e férias?

















É né Bunitah? ... pulou, dançou, nadou, beijou, bebeu e agora tá aí com essa cara de tristeza olhando seu cabelo todo desgrenhado né?
Mas acalme-se! Vou te ajudar a cuidar deles e vão ficar lindos antes mesmo de curar a ressaca!
Selecionei 5 dicas indispensáveis para essa jornada depois da folia:

 1 - Lave com Shampoo COM Sal  

Não, você não tá doida e nem eu, muito se fala dos shampoos sem sal, realmente são melhores no dia a dia para evitar ressecamento excessivo, desbotamento da cor e retirada das progressivas, selantes e plásticas.
Porém, nesses feriados em que vamos para piscina, mar, sempre usamos cremes protetores, com filtro solar, sem enxágue (ou pelo menos deveríamos né?) . Também sempre rola uma baladinha de carnaval, onde as vezes tem os engraçadinhos q jogam bebidas na gente e se for em local aberto e liberado ainda tem o cigarro, eca! E essas impurezas vão acumulando mesmo com a lavagem comum, do dia a dia, elas não saem por completo.
E com isso as impurezas vão impedir os fios de absorver o produto.
Então vamos ao passo a passo de uma lavagem simples, porém mais profunda:
º Molhe os fios com água fria (aproveite o calor)
º Feche o chuveiro, com uma toalha retire e umidade dos fios, ele podem ficar molhados, só não devem ficar pingando
º Aplique o shampoo COM sal, começando pela raiz e puxando com os dedos como se fosse um pente, para o comprimento dos fios
º Massageie a raiz e depois os fios, sem esfregar, esfregar com muita força causa caspa e agride os fios.
º Deixe agir por 10 minutos a espuma e enxágue também com água fria, retirando todo o produto.
Agora sim seu cabelo está limpo e livre de impurezas para receber tratamento.
E ainda dois pontos a serem lembrados: não use shampoo anti resíduos, os fios devem estra frágeis e podem ficar piores com esse tipo de shampoo, e lembre-se quanto mais espuma mais sal no shampoo, e mais poder de limpeza ele tem, então é pra fazer bastante espuma tá?

 2 - Pulando a vez do condicionador 
Depois da lavagem mais caprichada, é hora de fazer uma boa hidratação, por isso devemos "pular" a vez do condicionador, ou seja, não usar condicionador e ir diretamente para hidratação.
Por que? Simples! O condicionador fecha as cutículas para deixá-lo comportado e mais macio, porém, se você faz isso ANTES da máscara de hidratação, como ela vai chegar lá no interior do fio? Ela vai hidratar só superficialmente e o resto vai embora no ralo.
Então esqueça o condicionador por hora, ok?

 3 - Hidratando os fios 
Bom, como disse acima, vamos direto do shampoo para a hidratação, sem condicionador:
º Terminou de retirar todo o shampoo, tire o excesso de água novamente com a toalha, e agora faremos a ordem inversa para aplicar a máscara:
º Aplique começando pelas pontas, e depois suba para o comprimento, mas lembre -se: EVITE a raiz! Ela já tem oleosidade suficiente para se hidratar, e se você passar muita máscara nela, vai ativar a oleosidade, então, vamos evitar a raiz
º Como essa será a primeira hidratação após o vuco vuco o ideal é deixar pelo menos 30 minutos o produto nos fios, se você tiver em casa ( e tiver coragem com esse calor) aquelas toucas térmicas, o tempo pode ser reduzido para 15 minutos
º Enxágue com água fria retirando TOTALMENTE o produto
Para esse passo, indico usar aqueles tratamentos de choque, ou reconstrução em minutos da Elséve ou Pantene, algo bem forte mesmo, (clique AQUI para ver a resenha dos 3 minutos milagrosos Pantene)

 4 - Leaving ou Finalizador 
Como os fios acabaram de ser recuperados, o ideal é protegê-los! Por isso o uso de um finalizador agora é indispensável! Procure os de textura leve e não oleosa, que possam ser aplicados nos fios ainda molhados, esses, tendem a deixar macio e não pesado quando secam.
Aplique somente nas pontas, e caso seu cabelo esteja muito detonado pode subir no comprimento, mas nada de raiz tá?

 5 - Cuidados básicos para essa semana 
Nessa última dica, resolvi fazer uma seleção de dicas rapidinhas para melhorar ainda mais a saúde dos fios nessa semana pós folia:
º Não use água quente essa semana, faz uma forcinha e use fria! Se não conseguir, promete pra mim que pelo menos a morninha tá?
º Não use pentes e escovas de plástico, o atrito delas com os fios causa eletrostática e isso deixa eles com frizz ainda maior
º Depois de todo esse cuidado intenso, troque seu condicionador comum pela máscara de hidratação que você mais gosta, só por essa semana!
Use-a depois do shampoo da mesma maneira que passa o condicionador, mas ela terá uma força de ação maior!
º A lavagem mais caprichada é para ser feita apenas na primeira vez, depois pode voltar usar seu shampoo sem sal
º Manter o cabelo muito tempo preso no verão é quase inevitável, por isso prefira presilhas e coques com grampos. Elásticos, xuxinhas, liguinhas de silicone podem marcar os fios quando usados frequentemente.
Outra coisa:  mesmo prendendo com presilhas e coques, tente "virar" o cabelo para lados alternados, assim eles não correm o risco de ficarem marcados!

Se caso nada disso conseguir devolver a seus fios, o brilho, maciez e força que a gente tanto ama, o mais indicado é procurar um profissional e fazer um tratamento mais intenso.
Se você for de Ribeirão Preto ou região, terei o maior prazer em ajudá-la nessa jornada, o salão agora atende na Rua Tamandaré 680 Campos Elísios, pertinho da Escola Industrial, ou entre em contato comigo pelo cris_menegussi@hotmail.com.
Se você é de outra cidade, e ficou com dúvida de alguma coisa, também pode me mandar email ou comentar aqui no blog mesmo, sempre respondo todos comentários, é só voltar para ver!

Um grande beijo e até a próxima!

Comentários
4 Comentários

4 Querida/o Comentou:

Luciana Stabile disse...

Vou hidratar JÁ!!!! :D

A Diva disse...

Oi querida, adorei as dicas. Clao que tinha que vir aqui pegar essas dicas maravilhosas. Bjoss
http://maniasdadiva.blogspot.com/

Cris Menegussi disse...

oi Lu!!!
isso mesmo amore!! vamos ficar lindas com cabelos saudávis!!!
bjaooo obrigada!!

Cris Menegussi disse...

oi Diva!!
ahh que bom te ver ! fico feliz q tenha gostado das dicas!! bjsss

Postar um comentário

Quero te ouvir!
Responderei aqui mesmo nessa caixa de comentários, portanto voltem para ver as respostas, tá?

 

©2011 - 2012 Cris Menegussi | Beauty